Nos dias atuais, é muito comum as residências e condomínios terem uma área própria para jardinagem e área verde. Os benefícios desses espaços são de enorme proporção, tanto para a saúde das pessoas quanto para legislações de cada prefeitura, que exige um espaço de área permeável.
“Todo jardim necessita de cuidados e atenção para que esteja sempre saudável. A manutenção no jardim, sendo ela diária, semanalmente ou mensalmente é necessária e importante.”
01 – Podas regulares: Podar as plantas no seu devido tempo traz benefícios expressivos para cada espécie, isso porque ao retirar parte da vegetação que está muito grande ou com aspecto ruim, a poda força a vegetação a se recompor, trazendo galhos e folhas novas. Lembrando que a poda deve ser feita por profissionais para a preservação da vegetação. No caso de árvores, é necessário entrar em contato com a prefeitura para saber qual legislação se aplica ao local.
02 – Manutenção no Jardim: Todo jardim necessita de cuidados e atenção para que esteja sempre saudável. A manutenção no jardim, sendo ela diária, semanalmente ou mensalmente é necessária e importante. Com o acompanhamento do Jardineiro ou paisagista, o acompanhamento da proliferação de praga fica regular, podendo evitar o crescimento de ervas daninhas e mantendo o solo sempre hidratado.
03 – Controle de adubação: Para obter uma adubação corretas e assertiva, é necessário a contratação de um profissional com qualificações adequadas e que poderá ajudar na adubação dos jardins. O tipo de adubo varia muito com as espécies utilizadas. Um bom exemplo é um jardim ornamental que é composto com muitas espécies que tenham flores. Essas espécies necessitam de uma quantidade maior de fósforo e potássio.
Adubar a terra com um cronograma correto pode ajudar no desenvolvimento das plantas, tanto no crescimento quanto na estética.
04- Gramado no inverno: Segundo Maria Brasileira, em regiões onde o inverno é muito rigoroso, é recomendável cobrir o gramado para protegê-lo da geada, impedindo que as gramas fiquem queimadas.
Essa técnica só deve mesmo ser empregada em regiões muito frias, podendo abafar a grama e impedir que ela cresça e se desenvolva em outros períodos.
Por isso, se você for cobrir a grama, lembre-se de não inserir nada de adubo, porque nessa época do ano ela está em repouso e não deve ser estimulada a crescer. Contudo, se você preferir, pode optar por fertilizantes orgânicos.
04 – Controle de pragas. – As pragas são as principais causas para deixar seu jardim feio e com aspecto desagradável, isso porque muitas delas se alimentam da própria vegetação, deixando-a toda desestruturada e sem vida.
O controle de praga deve ser feito por um especialista em manutenções de jardinagem, onde é necessário a identificação das pragas e os produtos a serem utilizados.
As pragas mais comuns nos jardins em condomínio e residência são: Lesmas, Cochonilhas, Pulgões, Ácaros e Nematoides. Todos esses citados são possíveis de eliminação e de cuidado nas manutenções de jardim.
Quer saber mais?
Entre em contato com a gente. Será um prazer recebê-los.
Att. Arquiteto e Paisagista Guilherme Andrade
댓글